RSS

Phantom System

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Revirando meu quarto, encontrei uma preciosidade:



O jogo da esquerda é comum, é apenas o New Super Mario Bros de DS. Este custa 200 Reais em lojas de jogos no Brasil, e 23 libras (aproximadamente 60 Reais) na game.co.uk. Mas o jogo da direita não é mais comercializado, e poucos donos teriam a coragem de vendê-lo.
Este cartucho, entitulado "Super Irmãos", é o Super Mario Bros. Foi o jogo mais vendido do Phantom System, um console-clone do NES com a minha idade, de 1988. Na época o NES não veio para o Brasil, e a Gradiente aproveitou a chance para lançar a sua cópia oficial. E não apenas a Gradiente. Nesta época, o que mais existia eram clones do NES. Até a CCE tinha um. Abaixo, uma foto do Phantom System:


A semelhança deste controller com o do Mega Drive não é mera coincidência. No mesmo ano em que o Phantom System(8 bits da "Nintendo") saiu no Brasil, o Mega Drive(16 bits da Sega) estava sendo lançado no Japão. Os Brasileiros só puderam se dar conta da cara de pau em 1990, quando este console começou a ser comercializado aqui.

A Sega felizmente não cometeu a mesma burrada da Nintendo, e trouxe pra cá o seu console de 8 bits, Master System, um ano depois do Phantom System, em 1989. O NES só veio em 1993, junto com o Super NES. Ilógico... Se o Gamecube só tivesse sido lançado no Brasil com o Wii, sem dúvida a Nintendo seria a empresa de jogos mais zoada de todos os tempos. Sorte dela que a Internet não era comum no início dos anos 90.

0 comentários: